Postagens Novas

A Coreia do Norte afirmou ter testado bomba de hidrogênio, mais conhecida como bomba H

A Coreia do Norte afirmou ter testado bomba de hidrogênio, mais conhecida como bomba H

A Coreia do Norte afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio, mais conhecida como bomba H.
[post_ad]
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul afirmaram, no entanto, que dados iniciais de seu monitoramento colocam em dúvida a alegação norte-coreana. A ONU diz estar investigando o possível teste.

Se confirmado, o teste significaria que o país teria posse de uma arma que, segundo o cientista Matthias Grosse Perdekamp, professor de controle de armamentos nucleares da Universidade de Illinois, nos EUA, é a mais poderosa do planeta.
O governo anunciou o suposto teste na TV estatal norte-coreana. O anúncio veio depois de o Serviço Geológico dos Estados Unidos ter detectado uma atividade sísmica fora do comum no nordeste da Coreia do Norte.
O tremor, de magnitude 5,1, foi detectado às 10h00 locais (23h30 de terça-feira em Brasília) a cerca de 50 km da cidade de Kilju, perto da área de testes nucleares de Punggye-ri.
Segundo especialistas, o tremor não teria sido provocado por causas naturais.

As bombas de hidrogênio, porém, funcionam seguindo um processo de fusão nuclear, oposto ao da bomba de fissão: em vez de partir ou quebrar, diversos átomos - nesse caso, os de isótopos do hidrogênio deutério e trítio - se juntam formando núcleos maiores antes de explodir.
Um especialista, porém, explica que esse processo é extremamente complexo - e que, por isso, havia um certo ceticismo quanto à capacidade norte-coreana de desenvolver uma bomba H.
Após o anúncio da Coreia do Norte, houve forte reação de outros países.

A Coreia do Sul disse que o teste, se confirmado, é um sério desafio para a paz global e uma violação de resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Nenhum comentário